> Artigo relacionado
   > Edupédia

EV
anorexia
Patologia. s. f. Estado patológico, geralmente de caráter secundário, caracterizado por uma significativa diminuição ou ausência de apetite.
anorexia mental ou nervosa
Patologia. Transtorno psicopático grave, caracterizado por uma recusa em alimentar-se e que, em pouco tempo, leva a uma considerável perda de peso e pode atingir rapidamente um estado de caquexia.
Patologia. A anorexia pode ser provocada por afecções orgânicas do tubo digestivo que impeçam a alimentação, por uma restrição dietética prolongada, assim como por doenças gerais agudas e crônicas. O tratamento depende das causas da anorexia, da duração e gravidade da mesma.
anorexia mental ou nervosa
A anorexia nervosa surge geralmente durante a adolescência. Inscreve-se em quadros psicopáticos muito complexos, caracterizados por falta de afetividade, rejeição da sexualidade e traços obsessivos e narcisistas. A causa é desconhecida, mas julga-se que a base é um distúrbio da formação da personalidade devido a conflitos familiares. Os sintomas principais são a perda de peso e, no caso da mulher, as amenorreias. As possibilidades de cura baseiam-se em processos psicoterapêuticos prolongados iniciados a tempo. Em casos de extrema desnutrição é indispensável recorrer à alimentação artificial por via endovenosa (alimentação parenteral).

Subir