> Galería de Fotos (12 elementos)


12 Medias
   > Artigos relacionados
   > Edupédia
   > Na rede

EV
medicina
s. f. Arte e ciência que ensina as formas de conservar a saúde e de tratar ou atenuar a ação das doenças. s. f. Sistema medical. s. f. Forma de tratamento e de medicação. s. f. Profissão de médico. s. f. Classe dos médicos. s. f. Faculdade que prepara os futuros médicos. s. f. figurado Tratamento, aquilo que serve de remédio.
medicina alternativa
Conjunto de práticas terapêuticas que não se baseiam na medicina convencional ou alopática (fundada sobre os princípios hipocráticos).
medicina esportiva
Especialidade médica que se ocupa em supervisionar treinos, preparação e dieta dos esportistas, bem como de tratar as lesões ou outras afecções que aparecem devido às atividades físicas.
medicina interna
Parte da medicina que compreende o estudo, o diagnóstico e a terapêutica das doenças que afetam todo o organismo, ou das que, radicadas em um órgão, têm repercussões nos outros órgãos.
medicina legal
Utilização dos conhecimentos médicos na área criminal e em processos civis.
A medicina é a ciência que se ocupa da saúde humana, estudando as doenças e patologias, formas de sua prevenção e tratamento, e buscando sua cura. O curso forma e qualifica profissionais (médicos) com capacitação para cuidar e tratar de doentes, investigando, pesquisando, prescrevendo tratamentos, medicamentos e procedimentos que objetivem a cura ou seu controle. Para isso o médico se vale da consulta, da anamnese e de exames auxiliares de diagnósticos feitos em clínicas especializadas. Os órgãos responsáveis pelo exercício da profissão no Brasil reconhecem mais de 40 especializações clínicas, como: cardiologia, pediatria, oftalmologia, traumatologia, geriatria, reumatologia, dermatologia, neurologia, nefrologia, ortopedia, anestesiologia, angiologia, cirurgias (vários tipos), gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, urologia, entre outras. O curso tem duração de 6 anos. A habilitação para o exercício requer a residência e o registro no Conselho Regional de Medicina.
Mercado de trabalho
O mercado está estabilizado para o profissional nos grandes centros, mas há carência de médicos em municípios menores, com centenas deles sem nenhum profissional. Existem áreas com demanda crescente, como a gerontologia e a geriatria, em virtude do envelhecimento da população.

Subir