> Galería de Fotos (1 elementos)


1 Medias
   > Artigo relacionado
   > Edupédia

EV
MacArthur, Douglas
Arkansas, Estados Unidos 1880 - Washington, Estados Unidos 1964
militar   estadunidense. MacArthur destacou-se pelas vitórias que obteve como comandante das forças americanas no Pacífico, durante a segunda guerra mundial, e depois como comandante da ocupação do Japão, país que ajudou a modernizar.
Douglas MacArthur nasceu em Little Rock, Arkansas, em 26 de janeiro de 1880. Era filho de um ilustre oficial do Exército, Arthur MacArthur, que participou da guerra hispano-americana e foi governador das Filipinas. Graduou-se em 1903 na Academia Militar de West Point e passou os dez anos seguintes como engenheiro do Exército. Tomou parte na expedição a Vera Cruz, México, em 1914. Na primeira guerra mundial, combateu na França, no comando da 42ª divisão. Esteve nas Filipinas, foi superintendente da academia de West Point e liderou o Comitê Olímpico Americano em 1928.
Em 1937 passou à reserva, mas foi chamado à ativa em 1941, como comandante das forças americanas no Extremo Oriente. Durante a segunda guerra mundial, chefiou a contraofensiva americana no Pacífico. Retomou áreas conquistadas pelo Japão no início da guerra, inclusive as Filipinas, em outubro de 1944. Em setembro de 1945, recebeu a rendição japonesa.
MacArthur comandou as forças de ocupação no Japão, com amplos poderes administrativos, até ser convocado, em 1950, para chefiar as tropas da Organização das Nações Unidas (ONU) na guerra da Coréia. Deixou o comando em abril de 1951, por discordar do presidente Truman, que não lhe permitiu bombardear as bases chinesas na Manchúria. Recebeu acolhida triunfal ao retornar aos Estados Unidos pela primeira vez desde a segunda guerra mundial. Sua popularidade decaiu depois que o Senado americano divulgou uma investigação sobre as circunstâncias de seu afastamento na Coréia. Escreveu Reminiscences (1963), memórias de guerra. MacArthur morreu em Washington, em 5 de abril de 1964.

Subir