> Artigo relacionado

EV
Lessing, Gotthold Ephraim
Saxônia, Alemanha 1729 - Baixa Saxônia, Alemanha 1781
escritor   alemão. Maior nome da literatura alemã do século XVIII, Lessing foi também o primeiro dramaturgo a produzir uma obra duradoura no país. Grande polemista, interessado sobretudo nas questões gerais estéticas, abriu caminho, com sua obra, para o neoclassicismo de Goethe e Schiller.
Gotthold Ephraim Lessing nasceu em Kamenz, Saxônia, em 22 de janeiro de 1729. De sólida formação humanística, iniciou estudos de teologia em Leipzig mas abandonou-os em 1748. Mudou-se para Berlim, onde se tornou conhecido pelas colaborações em revistas literárias e pela peça teatral Miss Sara Sampson (1755), que rompeu a tradição clássica francesa, até então predominante na dramaturgia alemã. Nos ensaios publicados entre 1759 e 1760 na revista semanal Briefe, die neueste Literatur betreffend, Lessing defende um teatro com dinamismo e claridade inspirados em Shakespeare, autor que considerava mais próximo da mentalidade de seu povo.
Em 1760 Lessing mudou-se para Breslau e sete anos depois publicou Minna von Barnhelm (1767), que marca o início da comédia realista alemã. Da mesma época é Laokoon; oder über die Grenzen der Malerei und Poesie (1776; Laocoonte; ou Sobre os limites entre a pintura e a poesia), tratado clássico de teoria da arte e base da estética de Weimar.
Após viver um período em Hamburgo, Lessing mudou-se em 1770 para Wolfenbüttel, onde passou os últimos anos. Expressou sua tolerância religiosa e a crença no progresso moral no drama ético Nathan der Weise (1779), que prevê a salvação da humanidade por uma igreja humanitária acima do cristianismo, e no ensaio doutrinário Die Erziehung des Menschengeschlechts (1780; A educação do gênero humano). Lessing morreu em 15 de fevereiro de 1781 em Braunschweig, Alemanha.

Subir