> Artigos relacionados

EV
eczema
Dermatologia. s. m. Doença da pele, generalizada ou localizada, de origem interna ou externa, caracterizada por pequenas vesículas juntas e que produz prurido.
No aparecimento brusco do eczema, é fácil reconhecer as lesões elementares que levam ao diagnóstico clínico do quadro.
Eczema é a denominação comum de um grupo de doenças da pele. O eczema começa com eritema (avermelhamento da pele). Surgem então pequenas vesículas, que aumentam de tamanho e rompem-se, dando saída a uma secreção que, pela dessecação, faz aparecer crostas, de cor amarelada, se predomina líquido seroso, ou hemático, se há mistura com sangue. Com a queda das crostas, surge descamação fina e pouco aderente. A persistência do processo e o prurido consequente levam à formação de placas infiltradas, com acentuação das pregas e sulcos normais da pele, que caracterizam a liquenificação.
O tipo clínico mais frequente é o eczema de contato, com dois mecanismos responsáveis, porém quadros clínicos idênticos. O eczema por irritante primário é causado pelo contato com substância irritante. O quadro depende da tolerância individual, do tempo de ação e da concentração do agente. O eczema por sensibilização alérgica começa por uma primeira exposição, que sensibiliza o indivíduo, e surge no segundo contato com o agente.
O eczema atópico ou neurodermite disseminada evolui por períodos de crise e acalmia. De origem familiar ou hereditária, associa-se à asma e rinite alérgica. O eczema seborreico é uma dermatose comum, crônica, em ambos os sexos, em indivíduos de pele oleosa.

Subir