> Galería de Fotos (1 elementos)


1 Medias
   > Mais apontamentos sobre...
Idade Média
A Europa dos séculos XI-XV
De Bizâncio ao Império Otomano
   > Edupédia
   > Artigo relacionado

Idade Média
Imprimir
De Bizâncio ao Império Otomano
> PARA SABER MAIS
Islã

Você sabe que cidade se tornou conhecida como a Roma do Oriente?

No ano 330 d.C., o imperador romano Constantino fundou a cidade de Constantinopla (atual Istambul, Turquia) no lugar que ocupava a antiga população greco-romana de Bizâncio. Em pouco tempo, a cidade se converteu na capital política e cultural do Império, relegando Roma a um segundo plano.

Após a morte do imperador Teodósio I (395), o Império Romano dividiu-se definitivamente em duas grandes circunscrições administrativas: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente. Constantinopla foi a capital do Império Romano do Oriente e por isso tornou-se conhecida como a Roma do Oriente.

Ao longo de diversos períodos, Bizâncio adotou a cultura e a língua gregas, passou a denominar-se Império Bizantino e rompeu com o catolicismo romano criando sua própria instituição eclesiástica: a Igreja ortodoxa (Cisma do Oriente, 1054). Ainda que tenha resistido, ao longo de mais de mil anos, aos ataques de povos que tentaram conquistá-la — alemães, normandos, eslavos, etc. —, Bizâncio acabou caindo em mãos turcas no ano 1453. Desse modo, passou a formar parte do Império Otomano, surgido aproximadamente em 1300 no noroeste de Anatolia.

De tradição islâmica, o Império Otomano se caracterizava por possuir uma estrutura social muito diversificada, uma organização baseada na autonomia das distintas comunidades e por conceder um grande protagonismo ao exército nas questões políticas.

Após um longo período de prosperidade econômica e cultural, a partir do século XVIII, o Império Otomano começou a sofrer derrotas militares. Os governantes tentaram solucionar essa decadência mediante uma série de reformas (Tanzimat) com as quais pretendiam ocidentalizar e modernizar o Estado e diminuir o poder do exército. No entanto, no século XX, a explosão das guerras balcânicas e sua participação na Primeira Guerra Mundial, ao lado dos países derrotados, impuseram seu fim.

> INVESTIGA

Você sabe que países foram derrotados na Primeira Guerra Mundial?



Subir