> Mais apontamentos sobre...
   > Edupédia
   > Artigo relacionado

O mundo atual
Imprimir
O mundo capitalista

Você sabia que as consequências do capitalismo têm um alcance mundial?

Os Estados Unidos e a URSS uniram as suas forças durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, seus modelos políticos e econômicos eram radicalmente distintos. Face ao sistema comunista da URSS, os Estados Unidos defendiam a democracia liberal e o capitalismo.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos lideram o grupo de países capitalistas: Canadá, Austrália, alguns países da atual União Europeia, África do Sul, Japão, Nova Zelândia,  etc. Esses países representam as economias mais sólidas e avançadas dos países industrializados, com uma alta produtividade de suas indústrias, um elevado produto interno bruto (PIB) e um nível de riqueza em constante aumento. Essa prosperidade tem gerado correntes migratórias para os países capitalistas.

Entre 1973 e 1974 produziu-se uma crise energética como consequência da subida do preço do petróleo que originou uma estagnação econômica e um desemprego generalizado. A superação dessa fase coincidiu com a consolidação da globalização da economia, ou seja, a tendência a desenvolver uma economia em escala mundial que englobará o conjunto das economias nacionais. Esse sistema baseia-se em uma sociedade na qual as tecnologias da informação e da comunicação promovem uma mudança social, econômica e cultural.

> INVESTIGA

Há no mundo algum sistema tão abrangente como o capitalismo?



Subir