> Galería de Fotos (1 elementos)


1 Medias
   > Mais apontamentos sobre...
   > Edupédia
   > Artigos relacionados

Idade Contemporânea
Imprimir
A Segunda Guerra Mundial e suas consequências

Você já pensou alguma vez que houve inúmeras pessoas que, ao terem nascido em princípios do século XX na Europa, viveram duas guerras mundiais?

O descontentamento popular provocado pelo desemprego e pela pobreza após a crise econômica do crash de 29 provocaram o transbordamento do fascismo, especialmente na Itália de Mussolini e na Alemanha de Hitler. A política expansionista de ambos os países originou o chamado Eixo Berlim-Roma, ao qual posteriormente se  somou um Japão ambicioso de conquistar novos territórios. A invasão da Polônia pela Alemanha em setembro de 1939 significou o começo da Segunda Guerra Mundial.

À Alemanha, Itália e Japão se opuseram os aliados, um conjunto de países liderados pela França, Grã-Bretanha e, posteriormente, a URSS. Os aliados contariam com o apoio dos Estados Unidos depois que a sua frota marítima foi atacada por tropas japonesas na base naval de Pearl Harbor, no Havaí.

Depois de seis anos de cruentos combates, os países aliados conseguiram a vitória. Em maio de 1945 a Alemanha foi ocupada por completo pelas tropas aliadas, e em agosto do mesmo ano os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, forçando, assim, a rendição do Japão. O preço da guerra foi quarenta milhões de pessoas mortas, sete millhões das quais morreram nos campos de concentração nazistas. O balanço de mortes e as violações das convenções internacionais durante a guerra propiciaram a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Findo o conflito, produziram-se importantes mudanças políticas. A mais importante delas foi o início da Guerra Fria, um conflito em que se enfrentariam, durante décadas, os estado-unidenses e soviéticos pela hegemonia mundial.

> INVESTIGA

Você sabe em que consistiu o holocausto judeu?



Subir