> Mais apontamentos sobre...
Artes plásticas na segunda metade do séc. XX
As artes plásticas na segunda metade do século XX
   > Edupédia
   > Artigos relacionados

Artes plásticas na segunda metade do séc. XX
Imprimir
As artes plásticas na segunda metade do século XX
> PARA SABER MAIS
Vanguardas artísticas

Você sabia que Andy Warhol dizia que ser hábil nos negócios é a forma mais fascinante de arte?

Após a II Guerra Mundial iniciou-se um novo movimento pictórico chamado expressionismo abstrato ou informalismo, que consiste na mistura de diversos materiais com o fim de obter uma combinação de manchas coloridas. O resultado final não oferece um significado compreensível. Essa nova aproximação do conceito de arte assentou as bases da cultura moderna, negando toda forma reconhecível e conferindo à cor um valor artístico por si mesmo. Essa concepção foi a consequência da interpretação extrema de movimentos artísticos anteriores como o futurismo e o dadaísmo. Por que razão você acha que se produziu essa mudança nas artes figurativas, mais próximas da realidade?

O artista do século XX chegou por este caminho a sentir-se sem comunicação com o espectador. Por esta razão, algumas correntes artísticas buscaram conciliar de alguma maneira a abstração e a figuração. É o caso do neofigurativismo, cujo representante máximo foi o pintor inglês Francis Bacon. Também surgiram movimentos artísticos alternativos a essa concepção, como o hiper-realismo, que recria a realidade do modo mais fiel possível, e  a pop art.

A pop art é uma arte que experimenta com a serigrafia, a collage, objetos de uso cotidiano, etc. Seus temas refletem os valores da sociedade de consumo, como a fama, o glamour, a violência e o dinheiro. Você já viu alguma vez a obra de Andy Warhol? São muito conhecidos seus retratos coloridos de personagens famosos como a atriz Marilyn Monroe.

O minimalismo propõe uma arte de grande simplicidade: esculturas de formas simples e geométricas feitas com materiais industriais. Paralelamente, surgiram também outras correntes próximas à arte conceitual, como o happening, a body art, a land art e, a partir dos anos 80, em pintura, o pós-modernismo.

> INVESTIGA

Você acha que existe alguma semelhança entre a pintura da primeira metade do século XX e a da segunda?



Subir