> Galería de Fotos (1 elementos)


1 Medias
   > Mais apontamentos sobre...
   > Edupédia
   > Artigos relacionados

Saúde e enfermidade
Imprimir
Sistema imunitário

Você sabia que o nome vacina provém da palavra vaca? A primeira vacina foi obtida deste animal ruminante. As vacinas servem para provocar de maneira artificial a imunidade do organismo contra algumas doenças.

O sistema imune ou imunológico é o encarregado de lutar contra os agentes infecciosos que entram no nosso organismo e que podem causar doenças. Quando o nosso corpo é invadido por organismos patogênicos (vírus, bactérias, fungos ou pequenos animais, como vermes ou insetos), dizemos que temos uma infecção.

O corpo humano possui vários mecanismos de defesa de natureza muito diferente. A pele e as mucosas, por exemplo, constituem uma barreira mecânica contra a infecção. As células do sistema imunitário, que são diferentes glóbulos brancos, como os granulócitos e os macrófagos, constituem uma barreira celular capaz de devorar o organismo patogênico.

Os anticorpos produzidos pelos linfócitos são uma barreira química capaz de identificar e destruir os agentes infecciosos. Uma vez superada a infecção, os linfócitos "se lembram" do agente que os estimulou, de maneira que, em uma segunda infecção, respondem muito mais rapidamente. Assim é como o corpo vai adquirindo imunidade a algumas doenças.

Na resposta imunológica podemos distinguir diversas fases, como o reconhecimento e identificação do organismo invasor; a ativação da resposta, na qual se mobilizam e se reproduzem as células encarregadas da defesa do nosso corpo; e, por último, a chamada fase de ação, na qual as células e as moléculas que constituem o sistema imunitário desencadeiam a luta contra o invasor patogênico, neutralizando e eliminando tal invasor em uma resposta maciça e coordenada. Como consequência desta luta, pode-se produzir uma inflamação da parte do corpo afetada e o aparecimento de febre.

> INVESTIGA

Você sabe como as vacinas conseguem provocar no organismo a imunidade a algumas doenças? Que tipo de barreira elas ativam?



Subir